Todos gostamos de ter água potável sem nenhuma contaminação. Porém, no seu estado natural, a água raramente tem essas características. O conceito de potabilidade implica o atendimento a padrões mínimos exigidos para que a água seja consumida não sendo transmissora de doenças aos seres humanos. O tratamento da água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público, atendendo diversas finalidades:
Higiênicas: Remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros micro-organismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos redução de corrosividade, cor, turbidez, ferro, manganês, sabor, odor.
Estéticas: Correção da cor, sabor e odor.
O sistema de tratamento de água normalmente é utilizado para duas finalidades, manter a água já tratada em uma boa qualidade ou tratar a água de fontes alternativas.
Fontes Alternativas já são usadas por muitos Condomínios e Empresas, no tratamento de água da chuva por exemplo, investindo em formas alternativas de produção de água potável. A importância do uso de fontes alternativas de água se justifica justamente pelo fato de que é preciso preservar os recursos hídricos hoje, para seguirmos utilizando-os no futuro.
A Pioneira Higienizações conta com todo suporte necessário para a instalação do sistema de dosagem de cloro, conta também com uma estrutura moderna de monitoramento de cloro digital, o qual mostra a quantidade precisa de mg de cloro, Fe, pH, cor e turbidez na água.
Realizamos visitas regulares para monitoramento do sistema, são observados semanalmente para então termos a certeza que a água está potável em todos os pontos de distribuição da entidade.
Para manter o controle microbiológico na água de consumo, é fundamental clorar o sistema de abastecimento, garantindo que o teor de cloro residual livre permaneça entre os limites estabelecidos conforme anexo XX, que é umas das exigências da Portaria da Consolidação N° 05 do Ministério da saúde de 03 de outubro de 2017 e ter Responsável Técnico habilitado.